Educação
A Ideia Sonora oferece os seguintes serviços na área de educação musical:
Formação de professores
Elaboração de projetos
Execução de projetos
Criação de conteúdo
Montagem de grupo
Oficinas
Cursos
Aulas Particulares
Proposta Metodológica:
“Olá, me chamo Felipe Côrtes e gostaria de contar um fato curioso que mudou minha vida:
Depois de mais de dois anos tentando ensinar as crianças a tocarem a caixa (tarol) sem sucesso, um belo dia fiz uma proposta que proporcionou uma verdadeira revolução na escola em que eu dava aula. Para ensinar as crianças a tocarem a caixa (tarol) improvisei uma frase (Banana Banana Boa) e associei ao toque do instrumento. Para minha surpresa a resposta foi imediata e as crianças começaram a tocar a caixa enquanto repetiam a frase. Pela primeira vez eu havia conseguido compartilhar um conhecimento que eu mesmo não sabia como havia aprendido.
No dia seguinte outras crianças que não estavam na aula me procuraram dizendo que também haviam aprendido. Eu questionei: como? Elas tocaram o ritmo falando a frase e me disseram que haviam aprendido com os amigos. Com o passar do tempo, esse toque (Banana Boa) virou uma febre na escola e todos os dias que eu chegava lá uma criança vinha até mim e dizia: ‘professor, eu também aprendi a tocar o Banana Boa’, e me mostrava tocando na perna, na barriga, na mesa, na carteira…
À partir deste momento em 2016 passei a desenvolver e investir nessa proposta metodológica que hoje chamo de: A Palavra Batucada.
Ideias Inspiradoras:
“Viemos preparados de fábrica para falar, caminhar… fazer música” (Gaínza)
“Na Casa Redonda os professores são os alunos maiores” (Bruno de 6 anos, aluno da Casa Redonda)
“A música é um jogo expressivo com sons e silêncio, no tempo espaço”. (Teca Alencar)
“Ao brincar com total entrega à Kalimba, instrumento musical que Ayume nos seus cinco anos dedilhava com muita calma descobrindo sons que iam se tornando cada vez mais harmoniosos, perguntamos onde ela havia aprendido a música que emanava de suas mãos. “EU QUE ME ENSINOU”, afirmou ela com naturalidade, continuando a brincar”. (relato da Péo, no livro Casa Redonda)
“Em seu livro Educação é Amor, Shinichi Suzuki afirma que toda criança, potencialmente, tem capacidade para aprender música, do mesmo modo que para aprender a falar a língua de seu país - sua língua mãe. Neste sentido aproxima-se de Kodály, que também defende a importância da língua-mãe”. (Fonterrada, 2008, p.165)
“Como?! Todas as crianças japonesas falam japonês!… se eles falam tão fácil e fluentemente o japonês, deve haver algum segredo no seu aprendizado. Realmente, todas as crianças do mundo são educadas por um método perfeito: por sua língua materna. (Suzuki, 1994, p.12) (Fonterrada, 2008, p.167)
“A sensibilidade afetiva auditiva, segundo Willems, manifesta-se no momento em que passamos do ato objetivo, sensorial, de “oir”, para o ato subjetivo de “ecouter”. Quando se ouve possuído por um desejo, uma emoção, como o medo ou a SURPRESA, um interesse específico está em jogo, e esse interesse conduz a atenção, necessária à eclosão da consciência sonora; poder-se-ia dizer que, nesse caso, haveria uma intenção de escutar”. (Fonterrada, 2008, p.144)